domingo, 30 de outubro de 2011

Jardim e gastronomia I: sorvete de rosas

Com a intenção de tornar o jardim cada vez mais próximo das pessoas, principalmente dos meus alunos, tenho dado ênfase ao uso das plantas ornamentais na gastronomia durante minhas aulas.
Qual  a melhor maneira de aproximar o homem de algo senão pela boca? Afinal, quem não gosta de comer?
Pensando nisso, propus aos alunos de uma turma já formada a produção de um alimento bastante exótico: o sorvete de rosas!
Desenvolvido pela sorveteria Delicci, de SP, fomos atrá de um dos ingredientes, o xarope de rosas (http://www.varanda.com.br/) , que conseguimos comprar pela internet, e demos início aos nossos estudos sobre roseiras e também às exprimentações com o sorvete.
O trabalho final foi apresentado na VI Feira de Profissionais da Escola Qualifica (www.escolaqualifica.com.br/recicla_interna.php?id=393 e  www.escolaqualifica.com.br/fotos_int.php?id=11) e o sorvete fez o maior sucesso!

Segue a receita:
- Ingredientes: 1 litro de leite; 1 lata de leite condensado; 2 colheres de sopa de açúcar; 1 colher de sobremesa de amido de milho; 1 colher de sopa de manteiga; 3 gemas de ovo; 5 gotas de essência de baunilha e 120 ml de xarope de rosas.

- Modo de fazer: colocar todos os ingredientes, exceto o xarope, em uma panela e levar ao fogo alto, mexendo sempre, até começar a engrossar. Retirar do fogo e colocar em outro recipiente para esfriar. Quando estiver frio, adicionar o xarope de rosas e mexer bem. Levar ao congelador e bater de meia em meia hora para adquirir a consistência de sorvete.
Garantimos: dá certo e fica uma delícia!
Eu expermentei a receia original da Sorveteria Delicci na Expoflora. Sem falsa modéstia, nossa receita ficou bem mais saborosa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário