Nos primeiros textos, os jardineiros eram mencionados como topiarius. Topiarius, do latim, está relacionado à jardinagem ou ao paisagismo. O que significa que o emprego atual da palavra, relacionando a topiaria à arte de podar artisticamente os arbustos, restringe a atuação dos jardineiros romanos, que apesar de terem inventado a técnica da poda artística, faziam muitas outras atividades no jardim. Para a poda artística eram usados o cipreste, o buxo, o taxus e o louro-anão.
No interior do RS, no município de Victor Graeff, aproximadamente 200 esculturas verdes fazem a composição da Praça Tancredo de Almeida Neves, que ostenta o título de "Mais Bela Praça do RS" e é o principal atrativo turístico do município. As esculturas, criadas em cipreste pela técnica da topiaria, impressionam pela criatividade e dimensão, algumas delas chegam a envolver escadarias, formam passagens e abrigam bancos de jardim. A obra, iniciada pelo Sr. Fredolino Selmiro Schmidt, mais conhecido por Seu Mírio, teve início no ano de 1982 e hoje é mantida por um de seus pupilos, o Sr. Altevir Schmidt, que aprendeu as técnicas e hoje é responsável pela manutenção das topiarias da praça e de outros locais da cidade.Tivemos a oportunidade de conhecer esta praça no dia 19 de junho de 2011.
Confira:
Leia mais sobre a praça de Victor Graeff em: http://www.prefvictorgraeff.com.br/web/index.php?menu=praca
Abosolutamente adoráveis esculturas. E folgo em saber de sua manutenção e permanência, afinal é uma arte ao ar livre e de poucos adeptos. A arte e suas entranhas.
ResponderExcluir