domingo, 11 de dezembro de 2011

A origem dos gazebos

O gazebo é um elemento relativamente recentena história do paisagismo. O termo gazebo aparece pela primeira vez em um texto inglês de 1752 e as pesquisas etimológicas indicam que a palavra possui uma origem latina (ebo) e inglesa (to gaze), compondo a nova palavra gazebo que possui o significado de “eu verei”. De fato, a evolução dos “belvedere” italianos e dos “mirador” espanhóis indica que os gazebos eram lugares ou construções elevadas das quais se gozava de belas vistas. Os primeiros gazebos eram freqüentemente estruturas de pequena dimensão, pequenos pavilhões de jardim, situados em um local naturalmente elevado e a partir do qual se observa todo o terreno. Somente mais tarde o termo aparece referido a construções de jardim com vastas aberturas.
De qualquer forma, apesar das utilizações modernas, o termo deve indicar somente estruturas das quais se obtém uma vista ou um panorama. Estruturalmente o gazebo deriva dos pombais: murados nas laterais e com formatos circulares ou octogonais. Por volta dos anos de 1800/1900 evoluiu para pórticos abertos, em madeira ou metal.




Fonte:
Gardenia, Mensile di fiori, piante, orti e giardine, numero 265, maggio 2006. editoriale Giorgio Mondadori, Milano S.P.A., Italia.
Tradução: Fabíola Sostmeyer Polita

Nenhum comentário:

Postar um comentário