sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A história das topiarias e as estátuas verdes de Victor Graeff

A técnica de esculpir imagens em plantas, chamada topiaria, surgiu durante o Império Romano. Os primeiros jardins romanos representavam cenas mitológicas gregas e, para viabilizar estas representações, os jardineiros usavam estátuas para compor as cenas nos jardins. Porém, como nem todos dispunham de recursos para adquirir a estatuaria, os jardineiros romanos desenvolveram a nemora tonsila (de nemus.moris = bosque e tonsilis-e = tosado, podado). A nemora tonsila consistia na poda ornamental que produzia personagens e cenas feitos de plantas esculpidas, ou o nome do proprietário do jardim.
 Nos primeiros textos, os jardineiros eram mencionados como topiarius. Topiarius, do latim, está relacionado à jardinagem ou ao paisagismo. O que significa que o emprego atual da palavra, relacionando a topiaria à arte de podar artisticamente os arbustos, restringe a atuação dos jardineiros romanos, que apesar de terem inventado a técnica da poda artística, faziam muitas outras atividades no jardim. Para a poda artística eram usados o cipreste, o buxo, o taxus e o louro-anão.
No interior do RS, no município de Victor Graeff, aproximadamente 200 esculturas verdes fazem a composição da Praça Tancredo de Almeida Neves, que ostenta o título de "Mais Bela Praça do RS" e é o principal atrativo turístico do município. As esculturas, criadas em cipreste pela técnica da topiaria, impressionam pela criatividade e dimensão, algumas delas chegam a envolver escadarias, formam passagens e abrigam bancos de jardim. A obra, iniciada pelo Sr. Fredolino Selmiro Schmidt, mais conhecido por Seu Mírio, teve início no ano de 1982 e hoje é mantida por um de seus pupilos, o Sr. Altevir Schmidt, que aprendeu as técnicas e hoje é responsável pela manutenção das topiarias da praça e de outros locais da cidade.
Tivemos a oportunidade de conhecer esta praça no dia 19 de junho de 2011.
Confira:





Leia mais sobre a praça de Victor Graeff em: http://www.prefvictorgraeff.com.br/web/index.php?menu=praca

Um comentário:

  1. Abosolutamente adoráveis esculturas. E folgo em saber de sua manutenção e permanência, afinal é uma arte ao ar livre e de poucos adeptos. A arte e suas entranhas.

    ResponderExcluir