segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Minhas andanças atrás de jardins IV: o jardim do "Château de Versailles"

"Uma obra colossal", assim começa a descrição do Jardim de Versalhes (em português) no seu site oficial. Realmente, uma das coisas mais impressionantes que já vi.
O palácio fica nas redondezas de Paris e foi edificado para, de certa maneira, afastar o poder real dos tumultos e das doenças que acometiam a população concentrada nos centros urbanos. A construção teve seu início durante o governo do Rei Luís XIV, também conhecido como "Rei Sol".
As obras no palácio seguiram durante a vida dos sucessores, Luís XV e Luís VXI, e foi também palco das rebeliões ocorridas durante a Revolução Francesa.
Os principais nomes das obras de arquitetura e paisagismo do "Château de Versailles" são: o arquiteto Mansart e o paisagista André Le Nôtre.
Le Nôtre inspira paisagistas até os dias atuais. Sua obra em Versalhes cria a estética clássica francesa, priorizando grandes perspectivas, rebaixamento, bosques e broderies nas proximidades do castelo. Também conhecido como "Jardineiro do Rei", suas obras paisagísticas impressionam pelo impacto em relação a tecnologia disponível na época e envolvem alguns dos principais e mais belos jardins do mundo: Vaux-le-Vicomte, Trianon, Saint-Cloud, Chantilly, Saint-Germain-en-Laye, Fontainebleau e Tuileries, do qual farei um post específico, pois nas "Tulherias" bati uma foto com o busto do mestre Le Nôtre.
É bem certo que toda a extravagância de Versalhes foi também motivação para a Revolução Francesa (minha professora costumava dizer que Luís VIX edificou, Luís XV usufruiu e Luís XVI pagou a conta com a própria vida, guilhotinado na "Place de la Concorde"). Porém, quando você está lá, não pode deixar de pensar: "ainda bem que existem excêntricos que tornam reais suas loucuras".



Broderies



Grandes perspectivas


Allée Royale

Topiarias que fotografei especialmente para mostrar aos meus alunos

Allée Royale

Bassin de Neptune
www.chateauversailles.fr/homepage

Nenhum comentário:

Postar um comentário