quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Plantinhas que adoro: lavanda

A Lavandula angustifolia, conhecida como lavanda inglesa, alfazema ou simplesmente lavanda é uma espécie adaptada ao Brasil. De origem da região Mediterrânea, é amplamente cultivada na Europa com a finalidade de se extrair óleo essencial com propriedades medicinais e aromáticas de amplo uso na indústria cosmética e que faz a fama de uma das regiões mais lindas da França, a Provence (veja o site oficial da Rota da Lavanda www.grande-traversee-alpes.com/fr/je-voyage/par-la-route/les-routes-de-la-lavande.html). Também pode-se das folhas fazer um chá com propriedades relaxantes.
Aprecia pleno sol e baixas temperaturas (é uma excelente escolha para os jardins subtropicais). Prefere os canteiros aos vasos, em solos fertilizados com adubos orgânicos. Em canteiros, podem desenvolver touceiras de mais de 1 m de altura.

As flores lilases, da variedade mais conhecida, apresentadas em inflorescências do tipo espiga, podem aparecer nas cores branca, rosa e roxa em variedades menos comuns no Brasil. Aparecem durante quase todo o ano, mas com mais intensidade no início da primavera. Aquelas que restam durante o inverno são visitadas pelos beija-flores como alternativa de obtenção de alimento durante esta estação. As flores também são uma opção para quem gosta de atrair insetos para o jardim.

A lavanda pode ser podada para revigorar a planta e a floração, feita nos meses de inverno. Particularmente tenho feito podas parciais para não deixar os beija-flores sem esta fonte de alimento. 
Pode ser utilizada em jardins de vários estilos e com diversas propostas: de ervas, de sensações (por causa de seu aroma maravilhoso exalado no toque ou com a chuva), rupestre, romântico.
É uma plantinha que exige baixos tratos culturais e que tem um efeito paisagístico lindo, pela combinação da suavidade das inflorescências, da cor branco-tomentosa das folhas e do perfume. Além disso, pode ser colhida para fazer chás e para decorar o ambiente interno da casa. Desidratada, pode ser utilizada em sachês para aromatização.
Uma dica retirada de um outro blog (http://toqueessencial.blogspot.com/2011/04/sem-estress-com-lavanda.html): "use o óleo essencial em fronhas, roupas de cama, vaporizadores de ambientes ou jogue algumas gotas no piso do box quando vai tomar banho: com o calor da água o agradável cheiro exalará por todo o ambiente."


Lavanda branca, variedade "Alba"
Lavanda rosa, variedade "Loddon Pink"

Nenhum comentário:

Postar um comentário