domingo, 18 de dezembro de 2011

Jardim e gastronomia II: o docinho de pinhão

Quem leu esta postagem, sabe a razão pela qual tenho aproximado os alunos da Jardinagem e Paisagismo à gastronomia.
A turma de 2011 teve um desafio semelhante: desenvolver pesquisas relacionadas ao tema: "Uma árvore viva! Cultivo e utilidades sustentáveis de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, Serra Gaúcha", no sentido de resgatar antigas formas de utilizar matérias-primas vegetais, ou desenvolver métodos inovadores de geração renda sem, contudo, implicar na derrubada das árvores.
Parte da turma investigou utilizações de Eugenia uniflora (pitangueira), e parte de Araucaria angustifolia (araucária, pinheiro do Paraná ou pinhão).
Os trabalhos já foram parcialmente apresentados durante a VII Feira de Profissionais da Escola Qualifica, e um dos trabalhos com o pinheiro chamou bastante a atenção dos visitantes: o docinho de pinhão!
A receita, desenvolvida pelos alunos Andréia Zanette, Débora Brizola Bridi, Luciê Ongarato, Lucimara Postinher, Marivana Augustini e Ricardo Benedett, introduz uma nova forma de consumo às nutritivas sementes do pinheiro (ricas em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, proteínas e açúcar).
Segue a receita desenvolvida pelos alunos:Ingredientes:
. 1 xícara de pinhão cozido
. 1 lata de leite condensado
. 1 colher (sopa) manteiga
Modo de Preparo:
Cozinhar o pinhão, descascar e triturar. Colocar numa panela o pinhão triturado, juntamente com o leite condensado e a manteiga, deixar cozinhar até desprender do fundo da panela.  Colocar num refratário untado com manteiga. Deixar esfriar um pouquinho e fazer os docinhos.
Sujestão: passar os docinhos no açúcar, coco, ou granulado.
Bom apetite!



Professor Polita fazendo a distribuição de docinhos durante a Feira de Profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário