sexta-feira, 13 de abril de 2012

Minhas andanças atrás de jardins VI: le Jardin des Tuileries

Traduzido para o português como Jardim das Tulherias, localizado no centro de Paris,  entre o Louvre, o rio Sena, a Place de la Concorde e a Rue de Rivoli, recebeu este nome porque nas proximidades do local onde foi edificado havia uma fábrica de telhas (tuiles).
O Jardim das Tulherias tem aproximadamente 25 hectares e foi também projetado por André Le Nôtre (outro projeto de Le Nôtre) , em 1664. Como outros jardins do período e no legítimo estilo francês, possui  prolongamento em um eixo central que sai do Louvre e chega na Place de la Concorde e que comporta duas piscinas, uma em cada extremidade. O Museu Orangerie, que abriga coleções de Monet, já mostrado aqui, está também dentro do jardim.






Dando uma de parisense (rs)! Interessante que estas cadeiras de ferro ficam ao dispor das pessoas em todos os jardins públicos de Paris, e ninguém as leva embora!


O eixo histórico que une o Louvre ao Arco do Triunfo, na Praça Charles de Gaulle (bem pequeninho, ao fundo), atravessando todo o comprimento da Champs Élysées.


Ao fundo, a rampa que leva ao Museu Orangerie.

Mamonas, tagetes, cana-índica e ao fundo lavandas topiadas.


Extremidade da Tulherias que desemboca na Praça da Concórdia.

O busto do mestre: André Le Nôtre e os nomes de todas as suas obras paisagísticas francesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário